• Agenda Cultural
  • Agenda Cultural - agosto 2017
  • Ver Agenda
Protecção Civil Atendimento

Contactos

Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Museu e Auditório Municipal

292 542 119

Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 360

Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Notícias

Desafio 2030 - Uma agenda para o desenvolvimento sustentável

Desafio 2030 - Uma agenda para o desenvolvimento sustentável
Ciclo de debates
17 Objetivos / 17 Debates
"Proteger a vida marinha"
INATEL Flores Hotel | 25 de março de 2017

A Fundação INATEL está na organização de um ciclo de debates sobre o “Desafio 2030 – Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”, ciclo de debates temáticos.

Trata-se da resposta a uma forte ambição interna de participação na discussão que se deseja sobre a sustentabilidade, presente e futura, da nossa sociedade, à luz dos princípios e objetivos da “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, promovida pela Organização das Nações Unidas e que inclui os “17 Objetivos Transformar o Nosso Mundo”.

Ainda que esta iniciativa surja no enquadramento mais amplo da proposta da ONU, a discussão pretendida de cada uma das 17 temáticas será aproximada e ajustada às especificidades e dinâmicas locais e regionais que constituem a realidade portuguesa. Deste modo, serão promovidos 17 debates, ao longo dos anos 2017 e 2018, em localidades distribuídas um pouco por todo o país.  

O primeiro dos debates foi organizado no dia 25 de março, no Hotel das Flores em Santa Cruz, alusivo ao tema, “Proteger a vida marinha” e contou com a participação das duas câmaras municipais da ilha das Flores, em que intervieram José Carlos Mendes e Paulo Reis com duas intervenções que revelam a preocupação das autarquias florentinas com o tema em debate; com a participação do Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Dr. Gui Menezes; com a participação do Dr. Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração; Dr. José Manuel Alho, Administrador da Fundação Inatel; Dr. Emanuel Gonçalves, biólogo marinho, Professor no ISPA, Vice-Diretor do MARE e Administrador da Fundação Oceano Azul; Dr. Ricardo Serrão Santos, Deputado ao Parlamento Europeu e membro da Academia de Ciências de Lisboa. 

Contou ainda com uma apresentação de fotografias e pequenos vídeos do especialista em fotografia de vida selvagem e colaborador em várias revistas nacionais e internacionais, entre elas a National Geographic de Portugal, Nuno Sá.

Para terminar, foi feita uma homenagem ao Dr. Mário Ruivo, reconhecido como um dos pais do oceano e da integração deste nos objetivos de um desenvolvimento sustentável e “grande embaixador das políticas dos oceanos”.

Não faltou uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão e à considerada a melhor Fábrica da Baleia do arquipélago dos Açores, a nossa, bem como alguns bons momentos musicais, patrocinados pela Filarmónica de N.ª Sra. dos Remédios da Fajãzinha.

Parabéns à Fundação Inatel e ao Hotel das Flores pela boa organização deste evento!