Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores
292 590 700
Museu e Auditório Municipal
292 542 119
Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores
292 590 360
Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores
292 590 700
Localiza-se no Lugar da Fazenda, na Freguesia e Concelho de Santa Cruz das Flores, possui uma área de 3 ha e situa-se a uma altitude de cerca de 250 m.
Breve História
Com o objectivo de haver repovoamento e manutenção das populações de trutas das seis lagoas e oito ribeiras da ilha, foi fundado o Posto Aquícola das Flores em 1968 neste local. Em 1984, o Eng. Técnico Agrário Luís Paulo da Silva Camacho torna-se responsável pelo Serviço Florestal de ilha, como chefe de divisão, e empenha-se desde logo na transformação do Posto num novo conceito, que pudesse agradar a toda a população.
Inicia-se, assim, a criação de um parque florestal de recreio e em 1986 este já está pronto a receber visitantes. Em 1989 surge a Reserva Florestal de Recreio da Fazenda de Santa Cruz, que engloba não só o hectare ocupado pelo parque como toda a área circundante. Durante treze anos foi esse o nome que imperou mas em 2002, é aprovada em Conselho de Governo a designação actual como justa homenagem ao impulsionador do projecto.
A Flora
Aqui é possível observar várias espécies de árvores e arbustos. Mais de 80 % são espécies introduzidas nos Açores e originárias de variadas partes do Mundo (América, Oceânia, Eurásia), como destaque para as plantas de origem asiática (cerca de 30 %), como camélias, hibiscos, criptoméria, hortênsia, conteira e azálea. Entre as espécies arbóreas dos Açores relevo para o pau-branco (Picconia azorica) e o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).
A Fauna
Tanto em semi-liberdade como em cativeiro, a Reserva possui uma variedade de aves exóticas, como galinhas, faisões, pintadas, pavões, codornizes e perus (da ordem dos Galliformes); patos e gansos (Anseriformes); e pequenas aves de gaiola (Psitaciformes, Passeriformes e Columbiformes).
De aves selvagens, cujos cantos e chamamentos se podem ouvir na Reserva, a destacar exemplares da avifauna açoriana (subespécies nativas) associadas a zonas arborizadas e respectivas clareiras: melro (Turdus merula azorensis), estrelinha (Regulus regulus inermis), tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), lavandisca (Motacilla cinerea patriciae), canário-da-terra (Serinus canaria) e toutinegra (Sylvia atricapilla atlantis).
Para além de alguns coelhos e ovelhas, a Reserva possui igualmente um cercado com gamos (Dama dama).
Por fim, nos tanques, é possível observar trutas-arco-íris (Oncorhynchus mykiss) destinadas à reprodução e ao repovoamento dos cursos e lagoas de água doce da ilha.