• Agenda Cultural
  • Agenda Cultural - Março de 2020
  • Ver Agenda
Livro de Reclamações Eletrónico Protecção Civil Atendimento

Contactos

Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Museu e Auditório Municipal

292 542 119

Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 360

Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Ponta Delgada

Aquela "ponta delgada" no Norte da Ilha das Flores foi ocupada, sensivelmente, ao mesmo tempo das duas vilas, mas é desconhecida a data da sua elevação a paróquia, ainda dentro do séc. XVI. Segundo Silveira Macedo (1871), Ponta Delgada tem 1270 habitantes e tantas mulheres, 709 contra 572 homens, sentados à volta de 281 lareiras.

A Igreja de São Pedro foi reedificada em 1763 sob o impulso do poderoso padre Francisco de Fraga e Almeida, vigário e ouvidor das Flores e Corvo. Conforme o sr. Padre João de Jesus Lourenço, São Pedro é hoje a igreja mais rica em talha dourada das Flores, sendo esta toda madeira de cedro, como a armação. Por isto vale a pena uma visita. Património exclusivo da freguesia de Ponta Delgada, a Lenda de Santo Amaro é tão singular e enraizada que, todos os anos no 1.º domingo de Setembro, celebra-se ainda a festa homónima. A lenda propriamente dita diz que uma estatueta de Santo Amaro foi encontrada no rolo além da Baixa Rasa, no sítio do Vento, proveniente talvez de um naufrágio; com certeza sabe-se só que foi há mais de trezentos anos. O rolo passou a chamar-se rolo de Santo Amaro e as terras de pastagem também.

Da Ponta do Albarnaz goza-se duma paisagem fenomenal sobre a Costa Oeste do Concelho de Santa Cruz. Esta fascinante orla marítima era conhecida em todos os Açores, entre os séculos XIX e XX, como o lugar mais propício para o embarque de clandestinos, que aqui chegavam de todas as ilhas para emigrar "de salto", ou "pelo alto", rumo às Américas.

O cenário marítimo é fechado pelo sólido Ilhéu de Monchique, rochedo à prova de ondas, mais longe e aparentemente quadrado, a sudoeste. Este ilhéu, que pertence ao concelho e projecta a oeste a jurisdição de Santa Cruz, é muito famoso pelo que simboliza, a última partícula de terra europeia, mesmo se já assente sobre a placa americana.

Festas Tradicionais: as Festas do Espírito Santo, numa freguesia que conta com 4 casas e 5 coroas dedicadas a esta entidade religiosa da Santíssima Trindade, são particularmente sentidas em Ponta Delgada, realizando-se na época que vai de entre Maio a Agosto. No 6.º domingo seguinte à Pascoa o "ídolo" é o Sr. de Santo Cristo e a 29 de Junho, juntamente com o Coração de Jesus, celebra-se a festa de São Pedro, testemunha das tradições piscatórias. No segundo Domingo de Julho realiza-se, no cenário inspirador do Pico do Meio Dia, a Festa de São João, com tasca e espaço coberto para bailes e, no 1.º Domingo de Agosto, no sítio do Vento, tem lugar a festa da Senhora da Guia. Finalmente, no 1.º Domingo de Setembro e carregada de todo o seu espírito lendário, a Festa de Santo Amáro é o último acontecimento religioso e cultural peculiar da freguesia, antes das recorrências religiosas universais típicas de Outono e Inverno.