• Agenda Cultural
  • Agenda Cultural - dezembro 2017
  • Ver Agenda
Protecção Civil Atendimento

Contactos

Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Museu e Auditório Municipal

292 542 119

Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 360

Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Curiosidades

O Concelho de Santa Cruz das Flores, com uma área total de 72,11 Km2, é um dos dois em que está dividida a Ilha das Flores.

Santa Cruz foi o primeiro povoado da Ilha, tendo dado início ao seu povoamento o fidalgo flamengo Willem Van Der Hagen, em 1470, no Vale da Ribeira da Cruz.

No início do séc. XVI, as terras começaram a ser cultivadas por agricultores vindos de várias regiões do Continente.

Em 1548 o lugar de Santa Cruz das Flores recebe o foral de vila.

O Concelho de Santa Cruz das Flores é formado por quatro freguesias: Ponta Delgada, Cedros (inclui o lugar de Ponta Ruiva), Santa Cruz das Flores (inclui o lugar da Fazenda de Santa Cruz, Monte, Ribeira dos Barqueiros e Boavista) e Caveira.

De acordo com os resultados apurados no último recenseamento populacional (2011), o Concelho regista um total de 2.289 habitantes.

O Concelho de Santa Cruz das Flores, tal como o resto da Ilha, é bastante acidentado, devido em grande parte às violentas erupções vulcânicas que deram origem a vales profundos, picos e morros, sendo o Morro Alto, com 914 metros, o ponto mais elevado da Ilha das Flores.

A sua costa é alta e recortada, com algumas partes muito escarpadas, originando baías de águas profundas e abrigadas, rodeadas de ilhéus com as mais diversas formas e grutas profundas escavadas nas rochas.

Santa Cruz é um paraíso para todos os amantes da natureza devido às suas várias espécies botânicas. Visitar este Concelho, onde reina o verde das plantas e o colorido das flores, é desvendar um autêntico paraíso à face da terra.

Para aqueles que gostam de caminhar e, deste modo, terem um contato íntimo com a natureza, existem uma série de trilhos pedestres bastante interessantes.

Além dos percursos pedestres, os amantes da caça encontram neste Concelho, um lugar onde durante todo o ano podem exercer aquele desporto, seendo de realçar a grande quantidade de coelhos existente.

Para os amantes da pesca, poderão encontrar nesta região uma grande variedade piscícola: anchovas, chernes, congros, lírios, garoupas, rocazes, cavalas, pargos, vejas, entre muitos outros.

Para quem prefere peixe de água doce, poderá pescar nas ribeiras dos Moinhos e da Fazenda, excelentes exemplares de trutas.

Para os que prefiram simplesmente a observação marinha, têm nos fundos transparentes uma quantidade abundante de vida animal e vegetal com que poderão deliciar-se.

O Concelho de Santa Cruz das Flores é pois um excelente cartaz de visita para todos os que apreciam a natureza ainda em estado selvagem.

É um paraíso para quem quer verdadeiramente repousar.

É o Concelho onde o verde e o azul predominam e convivem em perfeita harmonia.