• Agenda Cultural
  • Agenda Cultural - Março de 2020
  • Ver Agenda
Livro de Reclamações Eletrónico Protecção Civil Atendimento

Contactos

Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Museu e Auditório Municipal

292 542 119

Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 360

Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores

292 590 700

Notícias

Parceria entre a Câmara Municipal, EBS das Flores e OASA promove a Observação do Trânsito de Mercúrio

Através do estabelecimento de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Escola Básica e Secundária das Flores e o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) promoveu-se, no dia 11 de novembro, uma observação solar por meio de um telescópio, entre as 11h e as 16h.

Ainda que o poder de ampliação disponível não tenha permitido observar com detalhe o trânsito do planeta Mercúrio, a observação do Sol em si com base num telescópio constituiu um primeiro contacto com este tipo de equipamento, com a nossa estrela e com a componente prática/observacional da Astronomia para muitos alunos. Certamente, será um momento marcante nas vidas e percursos dos nossos alunos.

Esta atividade envolveu mais de 270 alunos, desde o Ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, perfazendo 75% da comunidade escolar de Santa Cruz das Flores, motivo pelo qual foi possível verificar o sucesso da iniciativa e a vontade de repetir atividades semelhantes no futuro.

 

Sobre a Observação do Trânsito de Mercúrio

Mercúrio é o planeta que mais perto orbita em torno do Sol, sendo também o de menor dimensão. De fato, este planeta, assim como Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, é observável a olho nu no céu, sendo que se encontra documentado em escritos Sumérios e Babilónios.

Todavia, a sua primeira observação por meio de um telescópio foi realizada por Galileu Galilei no século XVII. E atualmente temos muitos mais dados sobre a sua composição e propriedades através de variados instrumentos, tais como telescópios avançados e sondas.

Mercúrio e Vénus, por serem interiores à órbita da Terra, passam ciclicamente na linha de visão da Terra, entre esta e o Sol. Este fenómeno designa-se por trânsito. O primeiro trânsito de Mercúrio a ser registado foi o de 1737 por John Bevis no Observatório Real de Greenwich, e o mais recente foi no passado dia 11 de novembro.

 

Trânsito Mercúrio

  • Sexta, 15 de Novembro de 2019
  • Imprimir